Revista Saúde Integrativa n°5 – (fevereiro a abril de 2020) da FEN/UFG
Publicação da Revista Saúde Integrativa
A Revista Saúde Integrativa é uma publicação da Faculdade de Enfermagem da UFG, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (ABENAH).
Nela, são divulgadas as ações desenvolvidas pelo Ambulatório de PICS.
Abaixo, você pode ler a Revista Saúde Integrativa nº 5 – volume 5, na íntegra.
Ambulatório da Faculdade de Enfermagem
O Ambulatório de PICS da FEN/UFG funciona desde agosto de 2018 com atendimentos semanais e gratuitos. Está localizado na Rua 227, Quadra 68, Setor Leste Universitário em Goiânia-GO.
Até março desse ano, os atendimentos eram apenas presenciais. No entanto, eles foram suspensos devido a Pandemia da Covid-19. Na sequência, foram implementados os atendimentos remotos (on line) com o objetivo de continuar auxiliando os interagentes, momento que se fez necessário devido aos efeitos causados pelo isolamento social.
Atendimentos e Terapeutas
Durante os atendimentos presenciais, o Ambulatório disponibilizava 16 Práticas Integrativas (Acupuntura, Aromaterapia, Auriculoterapia, Conde Hindu, Cromoterapia, Cristaloterapia, Estimulação Neural, Florais de Bach, Fitoterapia, Kinesioterapia, Microfisioterapia, Reiki, Tft, ThetaHealing®, Ventosaterapia e Ynsa).
No total, são 37 terapeutas; todos eles dedicando trabalho voluntário no Ambulatório.
Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Com o intuito de respaldar os profissionais que já atuavam na rede pública com as PICS, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), proporcionando a incorporação e ampliação de serviços antes acessíveis somente na rede privada.
Essa política vem contribuindo para a corresponsabilidade e empoderamento do indivíduo no seu processo de saúde.
Objetivos da PNPIC
Dentre os objetivos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) temos:
- Incorporar e implementar a PNPIC no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde;
- Contribuir para o aumento da resolubilidade do sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso;
- Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades;
- Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
As PICS no SUS são regulamentadas pela Portaria GM/MS no 971, de 3 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.
PICS em Goiânia
Ana Cecília Coelho, Presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas (ABENAH), relata detalhadamente toda a trajetória de implementação da PNPIC em Goiânia, a qual esteve a frente desse trabalho e continua de forma exemplar na continuidade dos atendimentos.
Acolhimento e Recebimento dos Interagentes
Com o intuito de buscar maior interação entre os membros da Faculdade de Enfermagem (FEN), os Terapeutas e os Interagentes, desde o recebimento, e não somente durante os atendimentos, os Interagentes são acolhidos no auditório da Faculdade. Tem como objetivo aumentar cada vez mais esse vínculo entre o Ambulatório e a Comunidade.
Dessa forma, além de serem recepcionados, são acolhidos e recebidos com sensibilidade e com o devido cuidado. Assim, as queixas dos Interagentes são ouvidas como mais uma forma de proporcionar o cuidado que eles necessitam.
Pronto Sorriso
Em 11 de março desse ano, os Interagentes do Ambulatório foram recebidos com um sorriso diferente e muita palhaçada. Carinhosamente, a Liga Pronto Sorriso, da Faculdade de Medicina da UFG, que é composta por alunos dos mais diversos cursos e que
realizam visitas a hospitais, ações de educação em abrigos e escolas, estiveram acolhendo os interagentes do Ambulatório.
COVID-19
Devido à Pandemia da Covid-19, os atendimentos presenciais do Ambulatório foram suspensos por tempo indeterminado. Tal fato, causou os sentimentos medo e ansiedade na maioria da população.
Como as PICS utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para aliviar, diminuir e prevenir doenças como ansiedade, dores, medo e entre outras, os atendimentos à comunidade passaram a ser disponibilizados através de algumas terapias que podem ser feitas virtualmente.
Assim, as pessoas não estão desassistidas enquanto os atendimentos presenciais estão suspensos.
Atendimentos à Distância
Os atendimentos on line iniciaram em 25 de março contando com a colaboração de 12 Terapeutas Voluntários atuantes em diversas áreas. Entre elas, a Fitoterapia, Reiki, ThetaHealing®, Orientações de Práticas da Medicina Tradicional Chinesa, Tui ná e Acupuntura.